Check List para Otimização SEO

Quando se fala em otimização de SEO sabe-se que existem várias ferramentas que permitem poupar tempo. Neste artigo serão listadas alguns elementos importantes na otimização para as ferramentas de pesquisa.

Assim, este artigo tem como objetivo divulgar táticas relevantes para poupar tempo na otimização da performance do seu website.

seo

 

1. Buzzsumo

Buzzsumo

O Buzzsumo faz a monitorização de tópicos mais buzz na internet, esta ferramenta pode tornar-se num aliado no marketing de conteúdo visto que permite identificar os links que são mais partilhados nas redes sociais, assim como influenciadores sobre temas em específico.

Para além de links, é possível pesquisar tópicos onde a informação pode ser filtrada por tipo de tema e data, ou seja, permite perceber de imediato quais os assuntos com mais buzz e mais atualizados.

O Buzzsumo fornece resultados da procura de palavras-chave e perceber os conteúdos mais partilhados pelos utilizadores em redes sociais como o Facebook, LinkedIn, Twitter, Pinterest e Google +.

2. Palavras-Chave

keyword

A palavras-chave são consideradas identificadores do conteúdo de uma página web tendo como objetivo gerar trafego orgânico.

Na criação de conteúdo é importante trabalhar a palavra-chave, ou seja, o Google deve reconhecer essa palavra como a mais importante do conteúdo que está a desenvolver.

O uso de keywords tem como objetivo a descrição do site para ferramentas de pesquisas, de forma a que os utilizadores encontrem o conteúdo que o site oferece. As keywords usadas de forma correta poderão determinar o sucesso do site através de tráfego orgânico.

3. Indexação Semântica Latente (LSI)

lsi

Um dos factores chave na otimização de conteúdo escrito é a Latent Semantic Indexing, ou seja, os sinónimos e palavras em comum de uma página relacionadas com a palavra-chave.

LSI traduz-se numa técnica de indexação de conteúdo baseando-se na identificação de padrões de um parágrafo de um texto, ou seja, as palavras circundantes da palavra-chave que escolheu para o seu conteúdo. Este é um detalhe que faz a diferença na otimização e alcançar bons resultados no posicionamento do conteúdo.

Assim, esta técnica é um dos factores que o Google tem em conta ao classificar páginas da web, atribuindo significado ao que foi escrito no texto. Por último, é importante ampliar a semântica para que o conteúdo seja visto uma fonte de qualidade

4. SEMrush

semrush-tutorial

Com o SEMrush é possível pesquisar palavras-chave para o assunto que pretende, bem como saber quais são os sites concorrentes que aparecem nos resultado de pesquisa, ou seja, esta ferramenta permite estudar as palavras-chave e observar as posições da concorrência.

O SEMrush fornece as principais palavras-chave que geram tráfego orgnânico para determinado site. Esta ferramenta fornece ainda quais são os termos usados pela concorrência no GoogleAdwords.

Em suma, esta ferramenta pode auxiliar no planeamento de palavras-chave, onde é feita uma análise dos termos mais usados pelos seus concorrentes. Assim, é importante conhecer a força da concorrência para conseguir superá-la.

5. Google Adwords

adwords

Esta ferramenta do Google fornece um sistema de links patrocinados, do qual resultam anúncios nas suas plataformas. Se pretende divulgar o seu site esta ferramenta pode ser um aliado importante para essa ação.

O Google Adwords também é uma das ferramentas usadas para fazer o estudo das palavras-chave para um determinado conteúdo. Esta, permite a pesquisa de novos termos e ter ideias de palavras-chave, isto é, formas de agrupar palavras relacionadas.

O keyword planner fornece ainda estatísticas para cada termo que é pesquisado, designadamente o volume de pesquisas, assim como o custo médio por clique. Em suma, esta ferramenta dá uma orientação para a organização de um grupo de palavras-chave

6. Links Internos e Externos

links

A linkagem interna é uma tática simples de passar valor de páginas importantes para outras que não tenham a mesma força. Os links internos servem para facilitar a navegação os utilizadores dentro do site.

Tão importante quanto a linkagem interna é a linkagem externa. São considerados links externos aqueles que apontam para páginas de outros sites, a ideia é fornecer mais informações aos utilizadores. Quantos mais links de qualidade tiver nos conteúdos e quantos mais sites usarem esse conteúdo como referência, o seu site será cada vez melhor posicionado. O mais importante é a qualidade da linkagem e não o volume.

Assim, os links internos tem por base a ampliação de informação que é fornecida ao utilizador, permitindo que navegue entre páginas internas rapidamente. Os links externos mais conhecidos por backlinks, tornam-se elementos importantes na medida em que potenciam a divulgação da página por parte de sites externos, reforçando as páginas do seu site.

7. Moz 

moz

Esta ferramenta reflete o valor de uma página na internet focada em backlinks. As páginas angariam pontuação no Moz conforme o número e a qualidade de outras páginas que fazem linkagem para o seu site, isto é, as ligações que direcionam o utilizador para um website. Assim, quanto mais ligações tem, mais pontos sobem no ranking do Moz.

A fonte de origem dos backlinks é um fator a salientar visto que sites de uma elevada qualidade atingem uma maior representatividade nas ferramentas de gestão.

Portanto, por vezes apenas um backlink em páginas de qualidade é considerado mais valioso do que vários backlinks em sites de qualidade mais baixa.

8. WP Smush 

wp smush

Pretende que o seu site precisa de tenha um carregamento rápido e leve na altura que mostrar o seu conteúdo? Este plugin pode resolver esse problema, através da redução do tamanho das imagens indexadas.

O WP Smush é uma ferramenta útil pois consegue atualizar o tamanho das imagens enviadas através do WordPress. Quando as imagens são inseridas, este plugin faz a otimização da imagem reduzindo o seu tamanho automaticamente.

Portanto, se o site demora muito tempo a carregar as páginas, esta ferramenta pode ser uma das soluções possíveis para diminuir esse tempo de carregamento.

O WP Smush tem como objectivo diminuir de forma automática o tamanho de todas as imagens sem perder qualidade. Esta otimização tem como propósito tornar as páginas do site mais rápidas ocupando menos espaço.

9. GT Metrix

gt metrix

Uma das ferramentas que serve para analisar o desempenho do seu site é o GT Metrix. Este dispõe uma análise sobre alguns fatores no melhoramento da performance do seu site tais como o tempo que as páginas demoram a carregar, o tamanho e a rapidez.

Assim, o GT Metrix faz uma medição do tempo de resposta do seu site. É importante ter um website em que os utilizadores fiquem satisfeitos com a rapidez do carregamento das páginas, e não desinteressados porque o seu site demora no tempo de resposta.

De seguida é mostrado um exemplo de aumento da rapidez de um website. Como é possível observar houve uma descida significativa do tempo de resposta do site.

 

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